Artigo do Blog de Miranda Sá nos remete a reflexões interessantes

Postado por GALVÃO FREIRE | 1 comentários»
INCOMPETÊNCIA TOTAL: PIB, PIBÃO E PIBINHO
MIRANDA SÁ, (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

No meu pensamento, a tarefa dos governantes num País emergente, republicano e democrático, deveria trabalhar para vencer o atraso. Para ser feito isto, precisaria objetivar a qualidade da Educação Pública, como fizeram os Tigres Asiáticos.

Não vou atrás de modelos estrangeiros para exemplificar esta tese. Acima dos partidos e das ideologias, até mesmo das personalidades, os Cieps de Brizola e os Ciacs de Collor estão aí para mostrar o que deve ser feito.

Infelizmente não há – pelo menos na Era Lulo-petista – vontade política para sanar esta necessidade nacional que salta aos olhos. Eximo dessas denúncias a presidente Dilma, que ocupa a Chefia da Nação por acaso; mas levará a culpa de por à frente do Ministério da Educação, o ridículo Aloísio Mercadante capaz de dizer que, “pelo tamanho do Brasil é muito difícil executar o Enem”.

Outra coisa, o projeto nacional em curso (se é que existe um projeto nacional) implicaria, teoricamente, em fazer o País crescer; e, para isso, necessitaria de quadros preparados para enfrentar a conjuntura econômica nacional.

Seria dispensável um pelego despreparado como o ministro Mantega, que culpa o vôo de uma borboleta ou a queda de uma folha seca pelo desandar das suas políticas experimentais, sendo que o governo a que ele assumiu era um barco navegando nas águas plácidas da bonança.

Não passava pela cabeça de ninguém (a não ser dos marxistas empedernidos) a crise do capitalismo nos Estados Unidos e na Europa, que ele = oportunista – responsabiliza pelo baixo crescimento do PIB…

PIB: Produto Interno Bruto. É um indicador que representa em números a soma em valores monetários de todos os bens e serviços finais produzidos, em cidades, municípios, estados ou países, num determinado período. Sua função é medir os frutos da atividade econômica num espaço/tempo geográfico.

Para se chegar ao PIB, agrega-se unicamente bens e serviços finais, excluindo-se operações e produtos de consumo intermediário, para evitar a contagem dupla dos valores gerados na cadeia de produção.

Pois bem. Os propagandistas do PT-governo prometeram um PIBÃO para 2011, e quando foram ver o PIB, ele não passava de um PIBINHO. Encontrou-se um baixo crescimento, inflação em alta e piora das contas externas no mapa da economia brasileira em 2011.

Aí foi um Deus nos acuda! Os ocupantes do poder, baratinados, voltam a falar de um novo “projeto nacional”, de promover reformas, de favorecer este ou aquele setor industrial, enfim, de entrar em órbita no concerto mundial.

Com esse PIB raquítico de 2,7% em 2011, é preciso levar a sério a administração da economia como um todo, porque – não tem jeito – o problema é de gestão. Com os gastos públicos sem controle e um ministério ineficiente, não dá para sair do atoleiro.

A incapacidade de Mantega prende-o a duas coisas: a crise mundial e o câmbio. Ora, a crise européia é a mesma que anteriormente seu chefe e mentor Lula chamou de “marolinha”, e o tsunami de dólares desequilibrando o câmbio, é a parte que nos cabe no latifúndio multinacional…

Não adianta ficarem culpando os outros… Se o crescimento de 2,7% do PIB ficou abaixo do que o governo havia previsto, é porque o governo para se valorizar fraudou os números e as perspectivas. E a fraude é corriqueira nos atos do PT-governo.

Não é preciso ir longe para afirmar que é a desastrada política econômica que contribui para a desindustrialização e o alto custo do produto nacional incompetitivos no mercado mundial. A sorte foi que a alta do preço das commodities salvou uma parte das nossas receitas de exportação.

Finalmente, é preciso olhar o retrato da nossa economia, do negativo à revelação. Se o PT-governo funcionasse, teria um papel decisivo. Investiria na Educação, faria a reforma tributária, estimulando indústria com investimentos (sem protecionismos acomodatícios) e realizaria as fundamentais melhorias na infraestrutura.

1 comentários:

joão Says:

TROVA DA SAÚDE PÚBLICA DE CAICO.


Nossa saúde futura.
A gente vê no espelho.
O povo cabeça-dura.
Fica com o verde-vermelho.

Incrivel é a gente vê o PT de caico dizer que está propenso a dar apoio ao candidato, ou do verde ou do vermelho, quando foi exatamente esse partido, que na década de 80, fez nós adolescentes da época, irmos a luta contra essa dispulta combinada, onde o povo da cidade fica num verdadeiro MURO SEM SAIDA. onde o povo for, com esse VERDE-VERMELHO, é mesmo que trocar 6, por meia dúzia. É um verdadeiro absurdo, o PT preferir o continuismo. Houve a formação de uma frente que reune pessoas idealistas que tentam mudar, principalmete essa tristeza criminosa que é o uso da saude publica como MOEDA ELEITORAL. A deputada mais votada de caico quer ver caico ir pra frente, e esse apoio de Fátima Bezerra é essencial para a FRENTE PROGRESSISTA.

TROVA DESSA ATUAL SITUAÇÃO QUE VIVE O POVO DE CAICO

O povo é quem fortalece
essa tal situação.
por não ter o que merece
uma boa educação.