Sim! Todo ano tem um tempo nas escolas do país inteiro dedicado ao planejamento, e, principalmente, dedicado ao pensar pedagógico, ao pensar novo. Essa é a lógica da Semana Pedagógica. Essa é a intenção das secretarias e ministério de educação de todo o país.
Tudo isso no entanto, não é suficiente para sensibilizar milhares de professores sobre a importância dessa atividade integrante do calendário escolar. O que vemos são milhares de professores e professoras que participam da Semana Pedagógica como se estivesse recebendo um castigo. Não se envolvem e por isso não conseguem beber na fonte da sabedoria partilhada entre os demais companheiros e companheiras de trabalho. Para esse "profissionais" essa não passa de mais uma atividade que "todo ano tem".
Diante de constatações como essas e o que elas suscitam, acredito que devemos repensar nossa semanas pedagógicas. Para que isso se concretize temos a certeza de que não podemos esperar o milagre da participação como um gesto espontâneo, rápido e sem motivação. É preciso que revejamos o conteúdo e a metodologia dessas atividades. Uma Semana Pedagógica verdadeiramente pedagógica, é um dos melhores momentos para se pensar o pedagógico como elemento essencial do educar com responsabilidade social e humana. Se assim for feito, nunca mais ouviremos dizer que "todo ano tem" semana pedagógica. Mas que a cada término de uma, ficaremos ansiosos no aguardo da próxima, que demorará muito até que o novo ano chegue.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário