Ou a gente se une para promover o desenvolvimento do Seridó como região, ou vamos ficar a ver navios enquanto outras regiões avançam em bloco. Não podemos desenvolver a região sem pensar como região. Cada vez que alimentamos o egoísmo de ver essa ou aquela cidade mais desenvolvida em detrimento das demais, alimentamos igualmente a impossibilidade de crescimento regional.
Um prefeito que pensa em desenvolver o seu município isolando-o e até afastando-se dos problemas regionais sofre de miopia administrativa, e a única coisa que vai conseguir é levar o seu município à categoria de ilha. Viverá sozinho em meio à multidão!
Temos que promover o desenvolvimento de cada município de forma integrada. Para isso precisamos unir esforços no sentido de agregar valores que são inerentes à determinado município a outro que precisa desses valores para promover o seu crescimento. Isso implica num processo de interdependência saudável, de ajuda mútua. A discussão dos problemas não pode ser feita olhando-se para baixo ou para cima, mas ao redor. Todos têm que ver e serem vistos!
Cada vez que o egoísmo for a filosofia reinante o sentido do todo se esfacela e o resultado do enfraquecimento do outro pode significar a impossibilidade de conseguir ajuda à minhas fraquezas.
Uma região só se desenvolve com sustentabilidade e justiça social se pensar circular!
0 comentários:
Postar um comentário