Caicó poderá ser a próxima vítima!

Postado por GALVÃO FREIRE | 0 comentários»
Todos nós ainda estamos tristes e digerindo os efeitos das tragédias ocorridas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais! E, mais recentemente, na região do Trairi e adjacências de Natal, no Rio Grande do Norte. Pelos corpos já encontrados, aproximadamente mil pessoas já perderam suas vidas!

As águas caem, derrubam barreiras, destroem casas e estradas. Nesse entremeio, muitas vidas são ceifadas. Crianças, jovens, adultos e idosos morreram carregados pelas águas ou soterrados pela lama ou entulhos trazidos pela violência das águas.

Tudo isso tem motivos humanos de ser! Construções irregulares, em locais impróprios e, visivelmente perigosos. Casas e prédios em barreiras, nos leitos dos rios ou às margens de lagos e oceanos. Todos esses lugares apresentam potenciais de riscos acima da média! Uma terra sem vegetação é vulnerável à ação dos ventos e das chuvas; uma casa sem alicerce não resiste á força dos ventos ou das águas; um leito de rio aterrado sempre transborda com mais facilidade e mais ferocidade! Não tem segredo nisso!

E o que é pior! Desgraça desse nível ou em níveis mais estarrecedores pode acontecer na bela e pacata Caicó. É que o nosso manso e amigo Rio Barra Nova está bastante assoreado e cheio de construções ao longo do seu leito. Sem contar a quantidade de lixo que é depositada diariamente sem qualquer cerimônia, como se fosse uma atitude correta e natural.

Pois bem! Essa situação credencia Caicó a viver uma terrível desgraça caso se confirmem as previsões da Emparn, de chuvas acima da média neste ano de 2011. Muitas pessoas poderão sofrer as mais terríveis dores e até morrer pela violência das águas que invadirão casas e ruas.

Pode ser que nada disso aconteça! E eu desejo, com a força do meu coração, que tudo não passe de uma preocupação de quem ama a vida e as coisas boas que dela advêm. Mas, convenhamos, do jeito que a coisa tá, o pior pode  acontecer! Então, tá na hora da gente tomar as providências e as devidas precauções. Precisamos conscientizar as pessoas dos riscos e disponibiizar o apoio necessário para evitar mortes e sofrimentos.

O certo é que, quem avisa amigo é!!!!!

0 comentários: