Refletindo sobre a inveja

Postado por GALVÃO FREIRE | 0 comentários»
Decidido a pensar um pouco sobre a inveja, cheguei a algumas conclusões interessantes sobre esse triste sentimento. Com isso, pude adquirir um pouco mais de imunidade contra mentes doentias contaminadas pela inveja.

A inveja atinge mais o invejoso do que o invejado. E isso é fácil de explicar. É que o invejado nem sempre sabe que o é, e quem nutre por ele esse sentimento pequeno e doentio. Já o invejoso sabe a quem e o quê inveja. E é aí que mora o problema! Como ele sabe o que quer conseguir e a quem deseja atingir, mas nem sempre isso é possível, ele se desdobra em manobras e estratégias que lhe consomem as energias e, por vezes até a própria alma. Assim sendo, haja coração para aguentar tanta emoção, e haja fígado para suportar as descargas de desgostos e frustrações. O resultado não poderia ser outro senão dores físicas e emocionais; cansaço mental e visão turva do próprio futuro!

A pessoa que nutre dentro de sí o sentimento de inveja perde a capacidade de ver suas próprias capacidades e potencialidades latentes.

A inveja, por ocupar espaço privilegiado dentre as aspirações do invejoso, acaba por assumir o papel de titular e, para não perder essa conquista, transforma seus sonhos em pesadelos. E o pior é que uma vez alimentado, esse sentimento passa a fazer parte e a dirigir os destinos do invejoso.

E quando é que o invejado pode ser atingido? Nem todos os invejado são atingidos pela inveja. Somente sofre as consequências da inveja, aquele ou aquela que não tem uma mente firme e dirigida por propósitos dignos de gente grande. Ou seja, quem sabe o que quer da vida e direciona sua ações para o seu engrandecimento pessoal e espiritual jamais será objeto de vitória de nenhum invejoso. Para que isso seja possível no entanto, é preciso se praticar exercícios de auto-conhecimento e se dedicar a momentos de entrega ao Divino. Deus sempre será o maior escudo contra os males da inveja!

Ore, reze, medite! Faça da sua vida um altar onde Deus possa se instalar e conviver em seu coração!

Quanto ao invejoso, meu desejo é que ele possa se encontrar antes que se consoma nas chamas do sofrimento do seu vazio interior!

0 comentários: