O Brasil tá independente. E nós?

Postado por GALVÃO FREIRE | 0 comentários»
Desde que eu era bem pequenininho que ouvi falar sobre a independência do Brasil. Qualquer um que tenha mais ou menos a minha idade viveu os melhores momentos dessa independência. Dom Pedro levantou sua espada, deu um grito e proclamou que o Brasil deveria ser independente de Portugal. Pronto! Tudo novo de novo! Um novo país estava nascendo!

Tudo isso dito dessa forma não tem nada de extraordinário. Ou melhor, é extraordinário que tenhamos um novo país, livre do jugo dos estrangeiros e capaz de caminhar com suas próprias pernas, fazer suas próprias leis.

Infelizmente, o Brasil deu o passo maior do que suas pernas e criou também seus próprios predadores. Institucionalmente o país estava livre, mas seu povo passou a ser a nova vítima nessa história.

Quem era pobre ficou mais pobre e quem era rico ficou mais rico. Quem não tinha nada continuou pedindo sem nada ter. Crianças ainda morrem de fome enquanto a liberdade do país lhe permite jogar toneladas de alimentos no lixo. Jovens vão buscar nas drogas o pai ou a mãe que não têm pela liberdade de fazer de suas vidas o que bem entendem. Políticos se apropriam das leis em nome da liberdade democrática. Por fim, não por falta de mais absurdos, as pessoas estão cada vez mais presas às armadillhas do novo modelo de sociedade enquanto o país celebra mais um "7 de setembro!" Viva o Brasil!!!

0 comentários: