Pesquisa eleitoral II

Postado por GALVÃO FREIRE | 5 comentários»
Agradeço sobremaneira, a contribuição dos leitores que comentaram a matéria sobre a "inconstitucionalidade" da pesquisa eleitoral. Eu não pretendi impor nenhuma verdade, mas provocar uma importante refelxão sobre esse artifício que, a meu ver, fere sim, o princípio de que o voto é secreto.

Atente o leitor que a pesquisa eleitoral não é uma simples consulta, mas algo autorizado para ser feito e divulgado, pelos mesmos órgãos que defendem o sigilo. O fato de eu dizer espontaneamente em quem voto é uma coisa, mas, um instituto de pesquisa, usar instrumentos sérios e legais para colher as opções de voto, e ainda, apresentando nomes de candidatos caracteriza mais que simples pergunta e resposta.

Se alguém, ou algum instituto fizesse uma pesquisa por conta própria não teríamos nenhuma infração, pois não teria nenhum embasamento legal. Seria assim, uma espécie de especulação. Mas autorizado pelo mesmo órgão que legisla em favor do sigilo, não me parece coisa simples. Ainda mais que a utilização da pesquisa sempre tem um efeito direcionador para aqueles que aparecem "na frente", na "preferência" do eleitor.

Respeito e tenho um grande carinho pelos que ainda não se deram conta dessa problemática, mas penso que deveríamos refletir mais sobre o caso!

5 comentários:

Anônimo Says:

Isso de vereador deixar DEPUTADO por outro é coisa combinada. Quem não lembra, ainda no inicio desse ano, que formaram uma tal de FRENTE DE OPOSIÇÃO na Câmara de Caicó que não durou nem uma SEMANA? Se, por acaso, algum desses vereadores me dessem uma COMENDA, eu acharia muito bom, por que era uma oportunidade de eu fazer um protesto contra esses atuais vereadores. Se me dessem essa COMENDA, simplesmente, eu me recusaria a receber, como forma de protesto a esses atuais vereadores. Acho um dinheiro perdido se gastar dinheiro público, hoje em dia com deputado estadual e vereador, pois, eles recebem benesses do executivo para não desempenharem a função que é a de FISCALIZAR O EXECUTIVO. Isso é uma tristeza.

Anônimo Says:

Realmente é uma tristeza... assim como um cidadão postar um comentário desse que não tem nenhum nexo com a matéria. Mas valeu a intenção.

Anônimo Says:

Faz 8 anos que o PT está a frente do governo da União e por incrível que pareça tem só 03 prefeitos governando 03 municípios do RN. Será que se fosse qualquer outro partido que estivesse no comando do governo Federal, só teria 03 prefeitos no RN? A diferença entre o PT e os outros se chama CLIENTELISMO. Esses outros partidos usam de tudo para conquistar o Poder. Já imaginou o PR, ou o PP, ou DEM, ou o PMDB no comando do País? Quantos prefeitos não teriam sidos eleitos por essa via tão triste que é o CLIENTELISMO! Outra coisa que queria comentar é essa questão de dizer que houve erros no governo LULA, ora, quem é que vai conseguir fazer com que não haja erros em um governo? se a equipe dos governos são formadas por seres humanos? Contudo, o governo LULA demonstrou, com a prisão do governador do Amapá, que a Policia Federal trabalha de forma honesta, pois, apesar do governador ser aliado de LULA, o governador do Amapá foi preso.

Anônimo Says:

Sistematicamente, alguns locutores de rádios de Caicó fazem criticas ao presidente LULA. Acho que se deveria rever esse conceito. Pois, sempre que o nome de Lula é mencionado nos comentários nessas rádios é sempre pelo lado negativo. Esses locutores têm o direito de apresentar as idéias, mas, que essas idéias não sejam tendenciosas. O que a gente ver, são comentários, sistematicamente, contrários a LULA. Quando alguém usa um microfone de uma rádio, tem que ter em mente que tudo que ele passa em um editorial de um jornal, é a opinião da emissora. E as rádios têm que ter uma linha independente, e não alguns locutores, sistematicamente, usarem os microfones das rádios, criticando sistematicamente o Presidente. Outro caso que acho que as rádios têm que prestar bem a atenção é esta questão de se dizer que para deputado se deve votar em filho da terra, ora, senhores: isso é muito genérico, pois em todo município tem os candidatos bons e os que usam a política do CLIENTELISMO. Portanto, ser filho da terra, não deve ser nunca o primeiro critério a ser observado, pois a própria CNBB prega o voto limpo, portanto o primeiro critério que o eleitor deve levar em conta para votar é se o candidato não usa do CLIENTELISMO. Uma radio deve passar aos seus ouvintes que vejam se o candidato faz uma política com “P” maiúsculo e não usa do CLIENTELISMO, só depois é que se deve ver essa questão de filho da terra.

Anônimo Says:

Estão armando arapuca
para o povo brasileiro.
Essa imprensa é uma muvuca,
defendendo o "tucaneiro".


Eu estou envergonhado
com essa imprensa "marrom":
de um lado está tudo errado,
e o outro é tudo de bom.