Quando eu publiquei a matéria abaixo, este blog ainda era pouco conhecido e poucas pessoas tiveram acesso ao seu conteúdo. Por isso, resolvi republicar para chamar atenção de mais pessoas para o perigo do excesso.

Postado por GALVÃO FREIRE | 0 comentários»
TODO EXCESSO É PERIGOSO!

O carnaval está aí! As propagandas alardeando suas maravilhas também estão no ar! Ao que parece e pelo que a mídia nos informa, tudo está pronto para a maior festa popular do país. E viva o carnaval! E viva a liberdade de fazer o que se quer, da maneira que se quer fazer. Essa é a idéia reinante sobre o carnaval: tempo de liberdade total, onde o pudor é que é pecado.
 
Embora eu ache que o carnaval é uma grande festa, importante do ponto de vista da sociabilidade a que favorece. Não posso, igualmente, deixar de achar que o carnaval também é uma festa muito perigosa. Como toda manisfestação social, a festa momesca traz em si, riscos que se confundem com sua beleza e maleabilidade. Por sí só, não tem nenhum mal. Mas, a partir do momento em que o folião se anula em sua essência humana e deixa o comando de suas atitudes sob o manto da racionalidade, o carnaval psssa a ser um perigoso instrumento de alienação e distorção dos planos de Deus!
 
Cuidado! Essa festa é para ser uma brincadeira, e como tal, não pode ser confundida com orgia e desordenamento social. O verdadeiro carnaval deve trazer alegria, antes, durante e depois. Se ao final da festa, você está mais triste e com sentimento de arrependimento devido as grandes besteiras que cometeu, é porque você não brincou o carnaval.
 
A brincadeira é uma manifestação social que deve surtir efeitos positivos de crescimento e desenvolvimento. Beber demais, comer demais, perder sono excessivamente trazem prejuízos físicos e psicológicos que, dependendo da sua intensidade podem ser irreversíveis. Por isso, cuidado! brinque! Dance! Cante! Ame! Faça tudo o que for bonito e bom para você!

0 comentários: