• 27
  • de
  • undefined

Vejam que interessante o texto de José Procópio. Ele nos chama atenção para coisas preocupantes em nossa cidade. A coisa é mais séria do que parece!!!

Postado por GALVÃO FREIRE | 9 comentários»
CARNAPOLÍTICA EM CAI
A divulgação pela rádio Caicó do resultado do processo seletivo realizado pela prefeitura municipal de Caicó, no “dia 22 de fevereiro de 2009, domingo de carnaval”, sem a menor sombra de dúvida, gera muita estranheza, produz um conjunto de perguntas, tais, como: Será má fé; desejo de esconder algo errado; fugir dos questionamentos da sociedade; evitar publicidade nos horários de grande audiência nos meios de comunicações radiofônica; evitar que as pessoas que não passaram entrem na justiça; enfim, qual será mesmo a razão de anunciar este resultado num domingo de carnaval... !!! Será a confissão de um processo duvidoso, repleto de mistério, sem as devidas precauções jurídicas e éticas. Só uma investigação independente e livre de vícios e interesses obscuros poderá esclarecer tamanha manobra política em pleno carnapolítca.
O tempo para recorrer e suscitar dúvidas sobre a temática de acordo com o presidente da comissão do processo seletivo foi 48 horas, após a divulgação da relação das pessoas ditas aprovadas, ou seja, segunda e terça-feira de carnaval, dias onde todos os acontecimentos estavam voltados para o momento carnarpolítico e a imprensa falada a serviço de tal fato.

Ainda não se sabe, vai depender do desdobrar dos acontecimentos, qual será o potencial de abalo da farsa desta fúnebre seleção, que pelo jeito sofre do clarão fugaz dos fogos de artifício, parece ser luz, sol, mas na verdade não passa de ilusão.

O grupo "MORAL" que compõe o poder municipal fará cara de paisagem e dirá que a divulgação da relação das pessoas nesta data foi em nome da agilidade e da necessidade de prestar serviço à sociedade. Nas respostas serão lacônicos: "Isso é coisa da oposição", "É espírito de porco" e, com certeza, tampouco estarão interessados em tomar qualquer providência, pelo contrário querem o esquecimento rápido do episódio e, para tanto, esperam a "compreensão" do ministério público, justiça e imprensa, que pela cumplicidade evidente de certos setores destes seguimentos tudo terminará em "PIZZA”.

Sinceramente, espero que este fato tenha pelo menos o mérito de estimular o debate sobre uma questão crucial na vida política e pública Caicoense, qual seja, a discussão do papel do ministério público, da justiça e da imprensa nesta terra de Santana. “Precisamos urgentemente diferenciar com clareza o que é interesses públicos e coletivos das macabras práticas clientelistas, de olho nos cargos”, cotidianamente utilizadas pelos chamados agentes públicos Caicoenses.

Espero também que os aguerridos movimentos populares, sociais e sindicais de Caicó cobrem dos setores institucionais as devidas providências sobre este misterioso processo seletivo, onde inclusive, agente ligado ao poder central no município andou procurando certo vereador para trocar apoio legislativo nas matérias enviadas pelo executivo por aprovação de nomes no processo seletivo. Por este fato e tantos outros já identificados, se precisa, inclusive, avaliar a legitimidade de tal procedimento e buscar instrumentos de viabilização urgente de concurso público de conformidade com a legislação vigente.

Vivemos em Caicó um momento de total desrespeito ao estado democrático de direito, tudo pode, em nome do poder, parece que todos (as) estão dominados pela lógica governista, viciados (as) pelo intestino grosso da politicagem, do fisiologismo, clientelismo e da corrupção sistêmica. Nesta terra é normal a prática detestável de beneficiar-se do erário público para interesses privados, fortalecer os grupos políticos tradicionais, oligárquicos, conservadores, direitistas e descompromissados com a justiça, igualdade e sustentabilidade. São forças que se perpetuam no poder a muitos anos, utilizando-se da máquina pública e da conivência de setores estratégicos da sociedade.

Concluo lembrando que a CF 1988 estabelece que ao Ministério Público cabe a defesa da ordem jurídica dos interesses sociais e individuais indisponíveis e do regime democrático . Deve zelar pelo efetivo respeito dos poderes públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na constituição, como também promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros direitos difusos e coletivos. Por isso, os membros do Ministério Público não são considerados meros funcionários públicos, recebem um alto salário por serem agentes políticos investidos de atribuições constitucionais e responsáveis pelo exercício de funções mais altas e complexas, cuja atuação e decisões exigem independência funcional. Para tanto são garantidas pela constituição a vitaliciedade. Neste contexto toda a sociedade é chamada a refletir sobre o comportamento, atitudes e desempenho do ministério público em Caicó.


Responsável pela reflexão: Engenheiro Agrônomo, José Procópio de Lucena, membro do fórum popular permanente de debates sobre políticas públicas em Caicó.

9 comentários:

Anônimo Says:

Os políticos de Caicó,quando vão ao rádio falar, iniciam com um blá, blá, blá... e terminam com um lero-lero... É um leriado danado... É só lero, é só lero é só lero...

Unknown Says:

O comentário de Procópio é perfeito. O povo tem que ter consciência, e para isso precisamos investir em EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO. PARABÉNS PROCÓPIO E A VOCÊ GALVÃO QUE É UM LUTADOR PELO NOSSOS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS. UM ABRAÇO E SAIBA QUE TE ADMIRO BASTANTE.

Anônimo Says:

Caro Edgard,
Obrigado pela visita e comentários ao blog. Espero contribuir com assuntos sérios e construtivos.
Um abraço!
Galvão Freire

Anônimo Says:

Como os protestos que são organizados contra o governo LULA, não estão empolgando a população brasileira, a gente pode chegar a seguinte conclusão; A população está satisfeita com o atual governo, haja vista a falta de empolgação desses atos que setores da elite brasileira tentatam realizar em vários locais de nosso País, e que juntaram poucas pessoas.
Diante disso, nós podemos chegar a conclusão de que o povo brasileiro, está sim, satisfeito com a administração do presidente LULA, de modo especial a população pobre, que em 500 anos de Brasil, jamais viu um governo que tivesse como chefe um homem do povo, talvez por isso, as pessoas da classe C, que geralmente são as que vão ás ruas protestar, não estejam nem aí para esse chamamento que a elite, vez por outra, está fazendo a população brasileira.
Diante disso, venho aqui propor aos homens e mulheres trabalhadoras desse país para nos juntarmos e fazermos manifestações nas ruas desta Nação, com o objetivo de que o presidente LULA tenha a possibilidade de concorrer mais uma vez à Presidência da República, através de uma Emenda à Constituição. Não há força maior do que a união do povo, e o povo, que desde o ano de 2003 vem demonstrando muita capacidade de discernimento, vai sim, demonstrar, mais uma vez a sua capacidade de unir uma Nação, em torno de uma causa justa.

Anônimo Says:

Galvão, sou leitor de seu blog e gosto muito de seus comentarios. Olha um assunto que eu gostaria de que voce comentasse é que a camara municipal de caico nunca realizou comcurso público, estando segundo a constituição federal, totalmente ilegal. Pois a constituição públca do brasil diz que cargo publico só através de concurso público, excetuando, os cargos comissionados. Portanto gostariia de saber do Ministerio público, até quando vamos conviver com essa ilegalidade. Isso é uma vergonha. Parece, que os jovens, para arranjar um emprego público, terão não mais que estudar, mas, sim, babar os politicos.

Anônimo Says:

Galvão, Procopio deveria exigir dos senhores vereadores de caico que expliquem essa vergonha de a camara nunca ter realizado concurso público, pois esses vereadores de caico, estão descomprindo a constituição federal. E o interessante é que eles, ficam exigindo explicações de cidadãos,como Procopio, quando, eles é quem deveriam explicarem essa mazela da camara municipal de caícó.

Anônimo Says:

O futuro do Brasil não são essas pessoas que recebem o bolsa família, e sim são as crianças filhas dessas pessoas que recebem o bolsa família, essas crianças estão na escola fruto da exigência desse programa bolsa família, que exige que as mães permaneçam com seus filhos na escola. Esse programa dá o peixe, mas, também, ensina a pescar... Ou seja, a vara de pesca é a obrigação que as mães têm de levar as crianças á escola, e o ensino que as crianças recebem.

Anônimo Says:

Parece que a faude do processo seletivo terminou em pizza mesmo!! E a atuação do Ministério Publico? Também terminou em pizza. É uma vergonha. A politicagem é tão suja que me envergonho de ser caicoense.

Anônimo Says:

Foi vergonhosa a farsa desse processo seletivo, e farsa maior foi o das pessoas envolvidas na coordenação que se diziam ser "tão éticas"! Parece que o desfecho final terminou numa enorme pizza!!/// E a atuação do Ministério Público? afinal terminou em que??? Só o tempo dirá.... Cada dia me envergonho de ser caicoense!