NÃO É BONITO ENGANAR AS PESSOAS!

Postado por GALVÃO FREIRE | 0 comentários»
Embora seja uma prática cada vez mais comum no dia-a-dia de alguns políticos, é bom que se diga que é muito feio e antiético enganar pessoas. Principalmente quando são pessoas simples e de boa fé. Isto porque, normalmente essas pessoas se entregam de coração quando acreditam e gostam de alguém. Mesmo que esse alguém não inspire muita confiança...

Quero me reportar ao fato da estadualização do Hospital Regional de Caicó. É que se alardeia sobre o processo de estadualização como se fosse a salvação para os problemas de saúde publica em nossa região e, principalmente, em nossa Caicó. Isso não e uma verdade! Não obstante a estadualização ser um processo interessante e importante, além de válido dadas as circunstâncias, isso por sí só não resolve nenhum dos problemas de saúde hoje existentes. Pois todos nós sabemos que o problema é mais político-gerencial do que de ordem estruturante. O Hospital Regional não atende mais e melhor devido a um conjunto de fatores que vão desde o baixo número de profissionais disponíveis a uma vontade política de fazer as coisas acontecerem num rítmo normal.

Louvo a atitude da Governadora em, finalmente, decidir estadualizar mas temo pelo que pode vir a se tornar aquela casa de sáude. Se o processo de estadualização for entendido pelos prefeitos como um sinal de que não têm mais responsabilidade financeira para com o hospital a coisa já começa errada. Isto porque, hoje o Estado do Rio Grande do Norte, segundo dados da Sesap, já arca com 85% dos custos do Hospital, sobrando apenas 15% para ser rateado com os municípios da região. Na prática, o que muda com o processo de estadualização é apenas o poder gerencial e não a assunçaõ dos custos.

Por isso, precisamos dizer para as pessoas que não vai mudar muita coisa só com o o processo de estadualização pura e simples. Se bem que muita coisa poderá mudar para pior, caso as prefeituras não injetem mais recursos dos seus FPMs. E também podem mudar para pior, se os conselhos de saúde municipais não vigiarem com olhos de águia!

0 comentários: