Não dá pra imaginar que alguém goste de comprar em um estabelecimento onde foi mal atendido. É uma característica dos seres sociais: Se não é bem acolhido, aceito, entendido, ele reage de forma a evitar a repetição da situação vivida. Ninguém gosta, naturalmente, de ser mal tratado.
O mais gostoso na relação cliente-atendente é justamente a química que se estabelece no processo de escolha e compra de algum produto. Isto porque, certamente, ninguém vai, simplesmente fazer uma compra, mas sim ser partícipe de um encontro, de uma relação, de um diálogo ou mesmo de um confronto. Isto não significa que tenha que ser uma relação belicosa. Muito pelo contrário, tem que ser um momento prazeroso, inesquecível e, acima de tudo, que gere uma vontade interna de se repetir. Nisso reside a tão falada fidelização do cliente.
Quem quer vender mais, por mais paradoxal que pareça, não parte do pressuposto de que vai vender mais. Sua mente deve estar centrada na vontade de viver uma relação com o seu cliente. Isto porque numa relação não existe a satisfação individual em detrimento do outro. O que existe e faz a diferença é o prazer dividido do encontro. É a alegria da satisfação conjunta.
Por isso que, o grande segredo de vender não pode ser medido por quem vende mais, mas por quem vende melhor. Vender mais deve ser apenas a consequência de vender melhor. Pois quem vende mais não satisfaz, necessariamente, o seu cliente, mas quem vende melhor tem a certeza de que fidelizou pela satisfação promovida pela qualidade da venda. Então, não se preocupe em vender mais. Preocupe-se em vender melhor!!!
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