Mais uma Festa "de Sant`Ana"?

Postado por GALVÃO FREIRE | 0 comentários»
Às vezes a gente é tentado a se perguntar sobre se a Festa de Padroeiro é mesmo do Padroeiro. Sim porque nos dias atuais, quem menos aparece na festa é o "pobre" do padroeiro ou padroeira. Houve até um caso recente de um Padre que pediu aos seus paroquianos que depositassem em uma urna, algumas sugestões de como queriam que fosse a Festa do Padroeiro. E sabe o que aconteceu? O Padre ficou estarrecido quando viu que todas as sugestões se referiam a parte "profana" da festa. Todos opinaram sobre que bandas musicais deveriam ser contratadas, e até sobre a localização e lay out do salão de baile. Não houve uma única citação sobre as formas de oração e adoração. Muito menos foi lembrado o nome do padroeiro.

Em Caicó, já começam os preparativos finais para a grande Festa de Sant`Ana! Mas as discussões mais acalouradas se dão no campo contrário. A grande preocupação da mídia local é sobre a qualidade e o status das bandas que animarão a festa. A Senhora Sant`Ana aparece apenas como um pretexto. Festa de Sant`Ana virou clichê! É como se fosse apenas uma Marca Registrada. Ou uma palavra mágica que eu falo e as portas se abrem para justificar gastos e atitudes.

Afinal, quem é essa tal Senhora Sant`Ana? Qual a importância dela em minha vida? Como devo rezar e o que posso pedir a Ela?

Parece mesmo que já foi-se o tempo em que a gente ia para a "Festa da Padroeira".

0 comentários: